Autárquicas: Direção do PSD mandatada para fazer “acordos quadros nacionais de coligação”

23

O Conselho Nacional do PSD aceitou hoje mandatar a Comissão Política Nacional para celebrar “acordos quadros nacionais de coligação” e ratificar coligações locais para as autárquicas, se a pandemia impedir nova reunião presencial até final do ano.

A proposta foi apresentada pelo secretário-geral e presidente da comissão autárquica, José Silvano, e aprovada apenas com duas abstenções.

No texto justifica-se o pedido do mandato “tendo em conta a situação da pandemia e a eventualidade da sua manutenção e agravamento, bem como a evolução da situação política e a preparação das eleições autárquicas”, e “para o caso de não vir a ser possível realizar outro Conselho Nacional presencial até 31 de dezembro de 2020”.

Assim, a Comissão Política Nacional fica mandatada para “celebrar acordos quadros nacionais de coligação, bem como ratificar as coligações eleitorais de âmbito local que se revelem necessários ou convenientes”.

O último Conselho Nacional – órgão máximo do partido entre congressos – realizou-se em novembro do ano passado, em Bragança. O seguinte estava previsto para março, após o Congresso, mas a pandemia de covid-19 levou o partido a suspender todas as reuniões presenciais.

As eleições autárquicas deverão realizar-se no outono do próximo ano.

fonte:noticias de coimbra