Covid-19: Jardim de infância com mais de uma dúzia de infetados encerrado em Peniche

22

O jardim de infância de Ferrel, no concelho de Peniche, encontra-se encerrado, depois de mais de uma dúzia de pessoas, entre funcionários e crianças, ter teste positivo à covid-19, disse hoje o presidente da câmara.

Henrique Bertino afirmou à agência Lusa que, no estabelecimento privado, existe “mais de uma dúzia de casos positivos”, adiantando que os primeiros casos foram detetados em funcionários, tendo havido transmissão do novo coronavírus a crianças.

O estabelecimento privado está encerrado até ao final da próxima semana.

Todos os funcionários e as 115 crianças foram testados e os casos positivos estão “assintomáticos”.

Ainda neste concelho do distrito de Leiria, há “cerca de 10 infetados” num lar da freguesia da Serra d’El Rei, informou o autarca.

O surto começou nos funcionários e contagiou quatro utentes.

Os primeiros trabalhadores infetados apresentaram alguns sintomas, o que levou as autoridades a testarem todos os utentes e funcionários, estando os restantes casos positivos assintomáticos.

Os utentes foram separados em função de terem teste positivo ou negativo e os funcionários positivos foram substituídos.

Entre os cerca de 40 trabalhadores da Docapesca, em Peniche, que já foram também todos testados, sete estão infetados, disse o presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Os três surtos não estão associados entre si.

Peniche regista 85 casos ativos, informou Henrique Bertino.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.328.048 mortos resultantes de mais de 55 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.553 pessoas dos 230.124 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

fonte: noticias de coimbra