Fim de ano em Coimbra com Herman José e 12 bandas da cidade

59

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai transmitir um programa inteiramente digital e gratuito na última noite de 2020, convidando as pessoas a assistirem a diversos espetáculos em segurança, a partir das suas casas. O programa desta “edição especial em casa”, que terá início pelas 21h30, vai contar com a participação de 12 bandas de Coimbra, estando a apresentação a cargo de Catarina Camacho e Herman José, que promete diversos momentos de humor. As gravações já decorrem no Convento São Francisco, mas o fogo de artifício que vai ser lançado de 21 pontos do concelho, pelo menos um em cada junta ou união de freguesias, vai ser transmitido em direto. A noite não termina por aqui e prossegue com a atuação de cinco DJs, todos eles também de Coimbra.

À semelhança do que já aconteceu nas Festas da Cidade, em julho, a CM Coimbra está a encontrar novas formas de celebração com o foco principal na segurança, adaptando as celebrações ao atual contexto da pandemia. O grande objetivo, agora, é incentivar as pessoas a passarem a noite de fim de ano em casa, evitando os aglomerados habituais das celebrações na via pública e respeitando as medidas decretadas pelo Governo.

Para tal, a autarquia desenhou um modelo diferente e arrojado para a última noite de 2020, que pretende chegar em formato digital a milhares de famílias, mantendo assim uma tradição de celebração desta efeméride que se realiza há oito anos consecutivos e que já afirmou Coimbra como um ponto de referência a nível nacional.

O programa será transmitido nas redes sociais do município, é inteiramente gratuito, e contará com a participação de 12 bandas de Coimbra. Do fado e canção de Coimbra, até à música tradicional, popular e de intervenção, passando pelo indiepop e chegando ao hip-hop, será muito o talento da cidade apresentado neste palco digital que poderá ser visto em todo o mundo. Esta iniciativa da CM Coimbra consubstancia-se também numa homenagem e apoio ao talento artístico e cultural da cidade, bem como ao amplo setor da cultura, cujos profissionais têm sido muito afetados pela evolução da pandemia.

As músicas foram previamente gravadas no Convento São Francisco, sem público presente, e a emissão será apresentada pela apresentadora de televisão, natural de Coimbra, Catarina Camacho, e pelo emblemático humorista Herman José, que irá trazer muitas surpresas e fazer-nos relembrar algumas das suas personagens mais célebres.

A animação terá início pelas 21h30 e à meia-noite do dia 01 de janeiro de 2021 vão ser 21 os pontos de lançamento de fogo de artifício no concelho de Coimbra, pelo menos um em cada junta ou união de freguesias. Este espetáculo pirotécnico será transmitido em direto durante a emissão nas redes sociais, mas pode ser também assistido numa varanda ou através de uma janela.

Já depois da meia-noite a festa continua e entram “em palco” cinco DJs, todos eles também de Coimbra, que prometem muita animação até cerca das 02h30, percorrendo vários estilos musicais, desde os anos 80, música de dança, house e ritmos latinos.

Recorde-se que a autarquia cancelou toda a programação de Natal, canalizando esta verba para apoiar as famílias que perderam rendimentos durante a pandemia da COVID-19 e o comércio local. As famílias e os estabelecimentos comerciais podem continuar a inscrever-se neste programa, para o qual a autarquia disponibiliza uma verba de meio milhão de euros, que vigora até 31 de janeiro de 2021. Toda a informação está disponível em: http://natal2020.cm-coimbra.pt.

fonte: noticias de coimbra