Hoje é o dia mais curto do ano. O Inverno começa às 10h02

83

Hoje, às 10h02 regista-se o solstício de inverno e por isso esta segunda-feira é dia é o mais curto do ano. O sol nasceu às 07:51:19 horas e pôr-se-á às 17:18:23 horas em Lisboa, assim a duração do dia será de 09:27:04 horas. A boa noticia é que a partir de hoje os dias ficam maiores o que leva a acreditar que “a luz vence a escuridão”.

O Solstício de Inverno marca o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 2 de janeiro). O sol neste dia de solstício estará o mais baixo possível no céu e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura mínima de 28° .

Em várias culturas , o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal das religiões cristãs. O solstício de inverno simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas das mitologias persa e hindu reverenciavam as divindades de Mitra como um símbolo do “Sol Vencedor”, marcada pelo solstício de inverno.

A cultura do Império Romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o enfraquecimento das religiões pagãs, a data em que se comemoravam as festas do “Sol Vencedor” passaram a reverenciar o Natal, numa apropriação destinada a incorporar as festividades de inúmeras comunidades recém-convertidas ao cristianismo.

Para este dia pequeno o IPMA prevê céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva fraca ou chuvisco, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando moderado (20 a 30 km/h) no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, e moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro temporário, persistindo ao longo do dia em alguns locais, em particular do interior. Pequena subida da temperatura mínima.

fonte: noticias de coimbra