Margem Sul e Vila Franca de Xira vão ter reforço das equipas de combate à Covid-19

159

As equipas multidisciplinares de combate à covid-19 vão ser reforçadas em mais seis concelhos da região de Lisboa e Vale do Tejo: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Setúbal e Vila Franca de Xira, avança esta sexta-feira o jornal Público.

“Estamos neste momento a ampliar as equipas multidisciplinares em Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Setúbal e Vila Franca de Xira”, adianta Rui Portugal, responsável pelo gabinete de intervenção para a supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo e sub-diretor da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o responsável, estes concelhos reúnem duas condições fundamentais para que se conclua que apresentam um risco acrescido de casos de infeção pelo novo coronavírus: alta densidade populacional e níveis socioeconómicos instáveis.

As equipas multidisciplinares são constituídas por médicos de saúde pública, funcionários da Segurança Social, da Proteção Civil municipal (dos vários concelhos) e elementos das forças de segurança.

O reforço vai acontecer por fases, diz o responsável ao jornal, acrescentando que a medida se enquadra já na preparação no terreno para o Inverno.

“Podíamos neste momento estar a dar algum descanso às equipas, porque a situação está melhor, mas não, estamos a aumentar e a experimentar este modelo noutros locais que identificámos”, explica Rui Portugal.

O relatório desta quinta-feira da DGS revelou a existência de mais seis mortes e 325 novos casos de infecção. Dos novos casos 204 (63%) foram detectados em Lisboa e Vale do Tejo, onde ocorreram quatro mortes nas últimas 24 horas. Duas pessoas morreram no Norte do país.

fonte:sapo