Montemor-o-Velho rejeita duplicação de faturas e aumento do preço pela Águas do Baixo Mondego e Gândara

92

O município de Montemor-o-Velho emitiu um esclarecimento sobre a inexistência de duplicação de faturas e preço dos serviços de águas e saneamento da Águas do Baixo Mondego e Gândara (ABMG) e publica comparativo de tarifários.

O esclareciemnto da autarquia dá-se na sequencia do que denomina uma “campanha de desinformação que tem sido veiculada acerca do aumento do preço da água no concelho e reclama “repor a verdade dos factos para esclarecer toda e qualquer dúvida”. 

A exploração dos sistemas públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais passou, a 15 de janeiro de 2020, a ser da responsabilidade da ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara, Empresa Intermunicipal, S.A., constituída pelos Municípios de Mira, Montemor-o-Velho e Soure. O município de Montemor-o-Velho, presidido por Emílio Torrão, revela que “a transição de Entidades Gestoras não comprometeu a continuidade do serviço de abastecimento de água nem veio aumentar o preço do serviço para os Munícipes do concelho de Montemor-o-Velho. O tarifário assumido e aprovado pela ABMG é o mesmo já praticado pelo Município de Montemor-o-Velho desde 2016. E assim vai continuar durante 2021” – revela.

Esclarece ainda que “devido à pandemia e ao confinamento geral, não houve recursos humanos para fazer as leituras, o que motivou um atraso na emissão da faturação. Na tentativa de regularizar essa situação foram emitidas duas faturas com datas de cobrança no mesmo mês – relativas a períodos diferentes – , facto que o município de Montemor-o-Velho lamenta, tendo imposto à ABMG que tal não se repita.

A autarquia decidiu que “doravante, as cobranças serão efetuadas até ao dia 10 de cada mês”  e reafirma que a “acusação de existência de duplicação de faturas é falsa”.

Por forma a “mitigar as consequências que a pandemia possa trazer às famílias, e para não comprometer a sua estabilidade financeira, foi deliberado alargar o prazo de pagamento das faturas emitidas no ano de 2020 até fevereiro de 2021. Desta forma, os Munícipes podem pagar as faturas da água em prestações, de acordo com a sua disponibilidade económica”.

Para esclarecimento de dúvidas relativas à faturação, a ABMG tem disponível uma linha de contactos: Telefone: 969 318 817 / 239 246 600, Email: geral@abmg.pt  Presencial: Rua de São Pedro – Pavilhão Multiusos da Carapinheira 3140-099 Carapinheira

fonte:noticias de coimbra