Odete Isabel é mandatária da candidatura de Manuel Machado à Câmara de Coimbra

62

Notícias de Coimbra sabe que Odete Isabel é a mandatária da recandidatura de Manuel Machado à liderança da Càmara Municipal de Coimbra.

Maria Odete dos Santos da Isabel nasceu em Montouro, freguesia de Covões, Cantanhede, a 14 de julho de 1940, mas foi ainda cedo viver para a Mealhada e actualmente reside em Coimbra.

Em 1964 terminou a licenciatura em Farmácia, e após várias especializações exerceu durante cinco anos como Farmacêutica Hospitalar nos Serviços Farmacêuticos dos Hospitais Civis de Lisboa e em 1970 começou a coordenar a atividade farmacêutica nos Hospitais da Zona Hospitalar do Norte.

Em 1974, Odete Isabel planeou e organizou os Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar de Coimbra (Hospital Geral da , Maternidade Bissaya Barreto e Hospital Pediátrico), serviços que dirigiu até 1994. Nesse ano assumiu areorganização dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Universitário de Coimbra na função de Diretora onde se manteve até 2010, ano em que se aposentou.

Foi presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.

Odete Isabel foi eleita presidente da Câmara Municipal da Mealhada pelo PS no dia 12 de dezembro de 1976, sendo a única mulher eleita presidente da autarquia.

Em 2010 foi galardoada com a Medalha dos Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro pela ministra da Saúde Ana Jorge.

Em 2016, a farmacêutica foi alvo de uma homenagem pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, por ter sido a primeira autarca eleita, em 1976, para a Câmara Municipal da Mealhada

Manuel Augusto Soares Machado nasceu em Sever do Vouga a 9 de Julho de 1956. Aos 17 anos veio viver para Coimbra onde se licenciou em Economia. É militante do PS desde 1974, tendo desempenhado vários cargos partidários, nomeadamente como Presidente da  Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista e preside atualmente à Associação Nacional de Municípios Portugueses.Manuel Machado, que se candidata a um terceiro mandato consecutivo, já tinha sido presidente da Câmara Municipal de Coimbra entre 1990 e 2001.

Foi igualmente vereador do município responsável a tempo permanente pelas áreas da Habitação Social e Educação (1985/1990, na presidência de António Moreira) e pelas áreas de Recursos Humanos, Administração Geral, Finanças e Património (1983/1985, na presidência de Mendes Silva).

fonte: noticias de coimbra