Ordem dos Médicos recomenda que se equacione uso da máscara em espaços públicos abertos

39

A ordem dos Médicos emitiu esta segunda-feira um conjunto de seis recomendações que visam “melhorar o combate à pandemia no imediato” e preparar o inverno. Entre elas está a indicação para que se equacione a utilização da máscara facial em espaços públicos abertos.

Em comunicado enviado às redações, a Ordem dos Médicos deixa um conjunto de seis recomendações que resultaram de  uma reunião extraordinária com o objetivo de analisar a atual situação epidemiológica nacional e internacional.

O Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a covid-19 recomenda que se equacione a utilização da máscara facial “em espaços públicos abertos e de acordo com a avaliação do risco local”, sem prejuízo “da adoção das outras medidas de prevenção da transmissão e contribuindo para a proteção de outros vírus respiratórios”.

À RTP3, António Dinis, pneumologista e membro do Gabinete de Crise, sublinha que esta é uma recomendação que visa a discussão para situações de “grandes aglomerados de pessoas”. “Não estamos a considerar a obrigatoriedade”, garante.

fontew;sapo