Verão em stand-by. Temperaturas vão descer este fim de semana

51

Verão em stand-by. Temperaturas vão descer este fim de semana

Se está de férias temos más notícias para si. As temperaturas já estão a descer, sendo que hoje, os termómetros baixam acentuadamente, podendo registar-se até menos oito graus, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Maria João Fraga, meteorologista do IPMA explica, à Executive Digest, que as temperaturas vão descer entre hoje e amanhã, de dois a quatro graus, «na generalidade do território português, excepto na região do sotavento algarvio, onde se vai registar uma subida de entre dois a cinco graus».

Esta sexta-feira, «prevê-se então uma descida muito significativa da temperatura, quer mínima, quer máxima, sendo que será ainda mais acentuada nos valores da máxima, em especial nas regiões do interior e também do Algarve», revela a especialista, sublinhando que as descidas podem ir de «até seis a oito graus».

Ainda neste dia está prevista a ocorrência de períodos de chuva fraca a norte do cabo Espichel até meio da manhã. «Serão esporádicos mas podem acontecer», sublinha a responsável. Para além disso o vento começa a intensificar-se de moderado a forte nas terras altas, «com rajadas que nos dias seguintes podem atingir os 70 quilómetros por hora», o que «vai tornar a praia muito desagradável», indica.

Por sua vez, no sábado dia 29 de Agosto, as máximas continuam a descer «entre um e três graus na generalidade do território», sendo este o dia com valores mais baixos que não devem ultrapassar o 30 graus, «com excepção de alguns locais do interior do Alentejo», segundo Maria João Fraga.

Depois no domingo «eventualmente as temperaturas começam a subir ligeiramente, em especial no litoral oeste», onde se esperam «subidas na ordem dos dois a cinco graus.

«De um modo geral para os próximos dias esperam-se temperaturas que variam entre os 23 e os 28 graus, sendo que em locais elevados com serras os valores poderão fixar-se nos 20 graus», bem como outros a norte do Cabo Raso, onde quinta e sexta se vai verificar muita nebulosidade».